Seitas
e Heresias
O
apóstolo Pedro escreve também:
"Assim
como no meio do povo surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós
falsos mestres, os quais introduzirão dissimuladamente heresias destruidoras,
até ao ponto de negarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si
mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e,
por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por
avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo
lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme" (2 Pe
2.1-3).
Uma
seita é identificada, em geral, por aquilo que ela prega a respeito dos
seguintes assuntos:
6. O
porvir
Se o
que uma seita ensina sobre estes assuntos não se coaduna com as Escrituras,
podemos estar certos de que estamos diante duma seita herética.
Logo
no início do século IV, Constantino ascendeu ao posto de imperador. Isso
parecia ser o triunfo final do Cristianismo, mas, na realidade, produziu
resultados desastrosos dentro da Igreja. Em 312, Constantino apoiou o
Cristianismo e o fez religião oficial do Império Romano. Proclamando a si mesmo
benfeitor do Cristianismo, achou-se no direito de convocar um Concilio em
Nicéia, para resolver certos problemas doutrinários gerados por determinados
segmentos da Igreja. Nesse Concilio foi estabelecido o chamado "Credo dos
Apóstolos".
II.
PAGANIZAÇÃO DA IGREJA ROMANA
Note a
seguir o processo da gradual paganização da Igreja Católica Romana, desde que
ela começou a abandonar a simplicidade do Evangelho de Cristo, até os nossos
dias:
Século
|
Ano
|
Dogma ou
Cerimônia
|
I-II
|
33-196
|
Nesse período da História, a Igreja não
aceitou nenhuma doutrina anti-bíblica.
|
II
|
197
|
Zeferino, bispo de Roma, começa um
movimento herético contra a divindade de Cristo.
|
III
|
217
|
Calixto se torna bispo de Roma, pondo-se
à frente da propaganda herética e levando a Igreja de Roma para mais longe do
caminho de Cristo.
|
III
|
270
|
Origem da vida monástica no Egito, por
Santo Antônio.
|
IV
|
370
|
Culto dos santos professado por Basílio
de Cesaréia e Gregório de Nazianzo. Primeiros indícios do turíbulo
(incensário), paramentos e altares nas igrejas, usos esses introduzidos pela
influência dos pagãos convertidos.
|
IV
|
400
|
Orações pelos mortos e sinal da cruz
feito no ar.
|
V
|
431
|
Maria é proclamada a "Mãe de
Deus".
|
VI
|
593
|
O dogma do Purgatório começa a ser
ensinado.
|
VI
|
600
|
O latim passa a ser usado como língua
oficial nas VI celebrações
litúrgicas.
|
VII
|
609
|
Começo histórico do papado.
|
VIII
|
758
|
A confissão
auricular é introduzida na igreja por religiosos do Oriente.
|
VIII
|
789
|
Início do culto
das imagens e das relíquias.
|
IX
|
819
|
A festa da
Assunção de Maria é observada pela primeira vez.
|
IX
|
880
|
Canonização dos
santos.
|
X
|
998
|
Estabelecimento do Dia de Finados.
|
X
|
998
|
Quaresma.
|
X
|
1000
|
Cânon da Missa.
|
XI
|
1074
|
Proíbe-se o casamento para os sacerdotes.
|
XI
|
1075
|
Os sacerdotes casados devem divorciar-se,
compulsoriamente, cada um de sua esposa.
|
XI
|
1095
|
Indulgências plenárias.
|
XI
|
1100
|
Introduzem-se na igreja o pagamento da
missa e o culto aos anjos.
|
XI
|
1115
|
A confissão é transformada em artigo de
fé.
|
XII
|
1025
|
Entre os cônegos de Lião aparecem as
primeiras idéias da Imaculada Conceição de Maria.
|
XII
|
1160
|
Estabelecidos os 7 sacramentos.
|
XII
|
1186
|
O Concilio de Verona estabelece a
"Santa Inquisição".
|
XII
|
1190
|
Estabelecida a venda de indulgências.
|
XII
|
1200
|
Uso do rosário por São Domingos, chefe da
inquisição.
|
XII
|
1215
|
A transubstanciação é transformada em
artigo de fé.
|
XIII
|
1220
|
Adoração à hóstia.
|
XIII
|
1226
|
Introduz-se a elevação da hóstia.
|
XIII
|
1229
|
Proíbe-se aos leigos a leitura da Bíblia.
|
XIII
|
1264
|
Festa do Sagrado Coração.
|
XIII
|
1303
|
A Igreja Católica Apostólica Romana é
proclamada como sendo a única verdadeira, e somente nela o homem pode
encontrar a salvação...
|
XIV
|
1311
|
Procissão do Santíssimo Sacramento e a
oração da Ave-Maria.
|
XIV
|
|
|
XV
|
1414
|
Definição da comunhão com um só elemento,
a hóstia. O uso do cálice fica restrito ao sacerdote.
|
XV
|
1439
|
Os 7 sacramentos e o dogma do Purgatório
são transformados em artigos de fé.
|
XVI
|
1546
|
Conferida à Tradição autoridade igual a
da Bíblia.
|
XVI
|
1562
|
Declara-se que a missa é oferta
propiciatória e confirma-se o culto aos santos.
|
XVI
|
1573
|
É estabelecida a canonicidade dos livros
apócrifos.
|
XIX
|
1854
|
Definição do dogma da Imaculada Conceição
de Maria.
|
XIX
|
1864
|
Declaração da autoridade temporal do
papa.
|
XIX
|
1870
|
Declaração da infalibilidade papal.
|
XX
|
1950
|
A assunção de Maria é transformada em
artigo de fé.
|
É PEDRO O FUNDAMENTO DA IGREJA?
Para
fundamentar esse ensino, apela, principalmente, para a passagem de Mateus
16.16-19:
O
PURGATÓRIO
A
idéia do Purgatório tem suas raízes no budismo e em outros sistemas religiosos
da antigüidade.
Orações pelos mortos
E de
se supor que a prática romanista de interceder pelos mortos tenha-se gerado da
falsa interpretação às seguintes palavras de Paulo: "Antes de tudo, pois,
exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de
graça, em favor de todos os homens" (1 Tm2.1).
5.4.2.
Missas
As
missas são tidas como os principais recursos empregados em benefício das almas
que estão no Purgatório, pois, segundo o ensino romanista, a missa beneficia
não só a alma que sofre no Purgatório, como também acumula méritos àqueles que
as mandam dizer.
5.4.3. Esmolas
Dar
esmolas com a intenção de aplicá-las nas necessidades da alma que pena no
Purgatório "é jogar água nas chamas que a devoram".
A
VIRGEM MARIA
A
essência da adoração na Igreja Católica Romana gira não em torno do Pai, do
Filho e do Espírito Santo, mas da pessoa da Virgem
Maria.
No decorrer dos séculos as mais diferentes e absurdas crendices têm sido
criadas em torno da humilde mãe do Salvador.
Dentre
as muitas declarações em torno de Maria, destacam-se as seguintes:
-Concebida
sem pecado ( todos pecaram e destituídos estão da glória de deus
-Sempre
virgem ( maria teve outros filho _ irmãos de Jesus
-Medianeira
e intercessora
OS
LIVROS APÓCRIFOS
Os
livros, e acréscimos a livros canônicos, aprovados, foram os seguintes:
Tobias, Judite, acréscimo ao livro canônico de Ester, Sabedoria de Salomão,
Eclesiástico,
Baruque (contendo a Epístola de Jeremias), Cântico dos
Três
Santos Filhos (acréscimo a Daniel), História de Susana e Bel e o Dragão (também
acréscimos a Daniel), 1 e 2 Macabeus.
Eram
14 os principais apócrifos do Antigo Testamento. Destes, os não reconhecidos
pelo Concilio de Trento foram 1 e 2 Esdras e A Oração de Manasses
O
Espiritismo
O
espiritismo é, sem dúvida, uma das heresias que mais cresce no mundo hoje. O
Brasil, particularmente, detém o triste recorde de ser o maior reduto
espiritista do mundo.
O
espiritismo constitui-se no mais antigo engano religioso já surgido. Porém, em
sua forma moderna como hoje é conhecido, o seu ressurgimento se deve a duas
jovens norte-americanas, Margaret e Kate Fox, de Hydeville, Estado de Nova
Iorque.
-
Allan Kardec
II.
SUBDIVISÕES DO ESPIRITISMO
Embora
consideremos o espiritismo igual em toda a sua maneira de ser, os próprios
espíritas admitem haver diferentes formas de espiritismo, assim designadas:
2.1.
Espiritismo Comum
Dentre
as muitas práticas dessa classe de espiritismo, destacam-se as seguintes:
a. Quiromancia
b.
Cartomancia
c. Grafologia
d.
Hidromancia -
e.
Astrologia-
2.2.
Baixo Espiritismo
O
baixo espiritismo, também conhecido como espiritismo pagão, inculto e sem
disfarce, identifica-se pelas seguintes práticas:
a.
Vodu
b.
Candomblé -
c. Umbanda –
d.
Quimbanda –
e. Macumba -
2.3. Espiritismo Científico
O
espiritismo científico é também chamado "Alto Espiritismo",
"Espiritismo Ortodoxo", "Espiritismo Profissional" ou
"Espiritualismo". Ele se manifesta, inclusive, como
"sociedade", como, por exemplo, a LBV (Legião da Boa Vontade
a.
Ecletismo –
b.
Esoterismo
c.
Teosofismo
- A TEORIA DA REENCARNAÇÃO
. A INVOCAÇÃO
DE MORTOS
LER 2 Pe
2:1-2
O
Adventismo do 7º Dia
RESUMO
HISTÓRICO DO ADVENTISMO
Calculando
que cada um dos 2.300 dias da profecia de Daniel representava um ano, Miller
tomou o regresso de Esdras do cativeiro no ano 457 a .C. como ponto de
partida para o cálculo de que Cristo voltaria à Terra, em pessoa, no ano de
1834. Esta previsão fora feita em 1818.
A GUARDA DO SÁBADO
2.2.
Uma Doutrina Insustentável
Evidentemente,
não temos qualquer preconceito contra o Adventismo pelo simples fato de seus
adeptos guardarem o sábado. Questionamos o Adventismo pelo fato de fazerem
desse ensino um cavalo de batalha contra as igrejas evangélicas que têm o
domingo como dia de repouso semanal.
Dos
dez mandamentos registrados em Êxodo 20, o Novo Testamento ratifica apenas
nove, excetuando o quarto, que fala da guarda do sábado. Por exemplo, compare
os mandamentos da coluna esquerda com os da coluna direita:
1. " Não
terás outros deuses diante de mim" (Ex 20.3).
|
1. "...vos convertais ao Deus vivo, que
fez o céu, e a terra..." (At 14.15).
|
2. "Não
farás para ti imagem de escultura" (Êx 20.4).
|
2. "Filhinhos, guardai-vos dos
ídolos" (Jo 5.21).
|
3. "Não
tomaras o nome do Senhor teu Deus em vão" (Ex 20.7).
|
3. "... não
jureis nem pelo Céu, nem pela terra" (Tg 5.12).
|
4. "Lembra-te do dia do sábado, para o
santifícar" (Ex 20.8).
|
4. (Não há este
mandamento no Novo Testamento)
|
5. "Honra a
teu pai e a tua mãe" (Êx 20.12).
|
5. "Filhos, obedecei a vossos pais"
(Ef 6.1).
|
6. "Não
matarás" (Êx 20.13).
|
6. "Não
matarás" (Rm 13.9).
|
7. "Não
adulterarás" (Êx 20.14).
|
7. "Não adulterarás"
(Rm 13.9).
|
8. "Não
furtarás" (Êx 20.15).
|
8. "Não
furtarás" (Rm 13.9).
|
9. "Não
dirás falso testemunho" (Êx 20.16).
|
9. "Não
mintais uns aos outros" (Cl 3.9).
|
10. "Não
cobiçarás" (Êx 20.17).
|
10. "Não
cobiçarás" (Rm 13.9).
|
LER
(Mc 2.27,28).
Por que
o Domingo
•
Cristo ressuscitou no primeiro dia da semana (Mc 16.9).
• O
primeiro dia da semana foi o dia especial das manifestações de Cristo
ressuscitado. Manifestou-se cinco vezes no primeiro domingo e outra vez no
domingo seguinte (Lc 24.13,33-36; Jo 20.13-19,26).
• O Espírito Santo foi derramado no dia de
Pentecostes, um dia de domingo (Lv 23.15,16,21; At 2.1-4).
• Os cristãos dos tempos apostólicos costumavam
reunir-se aos domingos para celebrar a Santa Ceia do Senhor, pregar, e separar
suas ofertas para o Senhor (At 20.7; 1 Co 16.1,2).
DOUTRINAS
PECULIARES DO ADVENTISMO
O Estado da Alma Após a Morte
As
Testemunhas-de-jeová
Escravos de um
Sistema
As
Testemunhas-de-jeová demonstram um zelo incomum em tornarem conhecidas as suas
doutrinas, pelo que se dedicam ao máximo à venda de livros e revistas, de porta
em porta. Além
de se dedicarem com afinco a esse trabalho, quase todos dão uma parcela de
cooperação na disseminação das doutrinas da seita. W.J. Schenell,
ex-testemunha", diz que as "testemunhas" ficam sob constantes
pressões e com medo mortal dos seus líderes. Por exemplo: se não venderem
suficiente literatura, serão rebaixados à "classe de maus servos",
ou "servos inúteis".
A Segunda Vinda de Cristo
Afirmam
as testemunhas-de-jeová:
"Cristo
Jesus vem, não em forma humana, mas como criatura espiritual e gloriosa... Ele
vem, portanto, desta vez, não em humilhação, não na semelhança dos homens, mas
em sua glória, e todos os anjos com ele.
A Igreja
"Em
Apocalipse 14.1,3, a Bíblia é terminante ao predizer que o total final da
igreja celeste será de 144.000, segundo o decreto de Deus" (Seja Deus
Verdadeiro, p. 112). Daí surgiu o falso ensino de que só 144.000 salvos
irão para o céu.
Só 144.000?
O
ensino jeovista de que só 144.000 salvos formarão a igreja triunfante é
contrário às seguintes passagens das Escrituras:
•
"Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador,
o Senhor Jesus Cristo" (Fp 3.20).
•
"Depois destas cousas vi, e eis grande multidão que ninguém podia
enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e
diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; e
clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus que se assenta no trono, e ao
Cordeiro, pertence a salvação" (Ap 7.9,10).
A
Congregação Cristã no Brasil
O
PROBLEMA DO VÉU
Em 1
Coríntios 11, Paulo escreve uma longa apologia com respeito ao véu e seu uso na
comunidade cristã de Corinto.
Nos
dias da Igreja Primitiva, a mulher que não usasse véu nos cultos públicos agia
como se tivesse rapado a cabeça. Ora, a cabeça rapada era algo repugnante para
os judeus, já que só as adúlteras tinham a sua cabeça rapada, como castigo do
seu crime (Nm 5.18). O mesmo acontecia com as escravas, e, às vezes, com as
mulheres em luto, mas isso não era usual para as mulheres que estavam no seu
estado normal.
A
passagem de 1 Coríntios 11, segundo o comentador Russel Norman Champlin,
"ilustra o perene problema que há entre os costumes sociais e a moralidade
cristã". Segundo Champlin, Paulo escreve aqui do ponto de vista de um
rabino, como representante da antiga cultura judaica. Porventura tais costumes
continuariam sendo obrigatórios para nós hoje em dia, quando as coisas são tão
radicalmente diferentes, em aspectos como o vestuário, e, sobretudo, no que
tange à nossa idéia acerca da posição da mulher nos dias atuais? Acreditamos
que, visto que os costumes sociais mudaram, as exigências deste tempo também
mudaram (O Novo Testamento Comentado, vol. IV).
Uma
vez que nenhum estigma ou impropério é lançado hoje sobre uma mulher que não
usa véu, cremos que o apóstolo Paulo, se vivesse hoje, nem ao menos teria
abordado o assunto. Não obstante, podemos perceber que esse apelo em prol do
uso de cabelos crescidos pelas mulheres poderia permanecer firme.
Se a
Congregação Cristã no Brasil diz obedecer a essa orientação de Paulo quanto ao
uso do véu, suas mulheres deveriam usá-lo, não apenas no culto, mas também, de
acordo com o contexto histórico, em público, porquanto nenhuma mulher crente da
época apostólica pensaria ser apanhada na rua sem véu.
Esta
atitude da Congregação é condenável, não pelo fato de suas mulheres usarem o
véu durante o culto, mas pela maneira irracional com que condenam o seu desuso
nas demais igrejas.
O
PROBLEMA DO ÓSCULO
O
ósculo era uma maneira comum de saudação entre os orientais, muito antes mesmo
do estabelecimento do Cristianismo. Servia aos judeus nas suas saudações,
tanto nas despedidas como também na forma de demonstração geral de afeto. O
ósculo era entre os orientais uma expressão de saudações e respeito tão comum
quanto o aperto de mãos ou o abraço, na nossa cultura.
Diante
do exposto, conclui-se que:
• Se
os irmãos membros da Congregação Cristã no Brasil saúdam com o ósculo apenas
homem com homem ou mulher com mulher, é sinal de que há malícia em fazer de
outra forma, e, se há malícia, torna-se pecado a prática do ósculo.
• Se
os irmãos membros da Congregação Cristã no Brasil se saúdam com o ósculo apenas
no decorrer do culto, também está errado, já que na Bíblia os cristãos
primitivos saudavam-se assim publicamente (At 20.37).
• A
saudação com ósculo não é má em si mesma; o problema está no fato de assumir
feições meramente ritualísticas, divorciadas da verdadeira piedade cristã.
A
Maçonaria
A
Maçonaria é um assunto sobre o qual praticamente todas as pessoas gostariam de
ler, mas sobre o qual pouquíssimas têm a coragem de escrever e comentar
abertamente. Um misto de verdade e mitos sobre a Maçonaria tem feito surgir
grande inquietação entre os não-maçons. Algo como uma presença temficante
permeia a alma do não-maçom que se aventura a estudar e questionar a
Maçonaria.
O
QUE É
A MAÇONARIA?
A
Maçonaria é uma sociedade secreta e ritualística, incluindo em sua filosofia a
auto-salvação do homem. É paga quando analisada à luz das Escrituras Sagradas.
Ainda que não seja uma igreja como conhecemos, constitui-se num movimento
religioso e sincretista.
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